Storytelling em loja: como os manequins contam uma história


Voltamos ao mesmo ponto de partida: o conceito do que é uma loja mudou. Cada vez mais, as marcas estão focadas em proporcionar uma experiência. Por isso, a loja é e deve ser pensada como um ambiente propício à descoberta e à relação entre a marca/loja e o consumidor.

Se o foco principal está na experiência, e no estimular e despertar curiosidade no consumidor, a questão que se coloca é: como uma marca ou uma loja conta uma história?

Storytelling é a palavra mágica porque boas histórias são mais facilmente relembradas e partilhadas. É a forma mais natural, e intencional em simultâneo, da marca se aproximar do cliente e criar relação. Acertar neste storytelling é chave para um ponto de venda.

Manequins como veículo de storytelling

Durante vários anos, eram entendidos apenas como uma forma de apresentar as peças de roupa de forma bonita e atrativa. Hoje, os retalhistas reconhecem que os manequins podem ajudar os clientes a sentirem-se incluídos. São importantes para reafirmar os valores da marca.

Assim, os manequins são um verdadeiro veículo de storytelling. Esta nova forma de entender o espaço dos manequins faz com que as possibilidades de produto sejam mais e melhores. Desta forma, a loja ganha margem para crescer de forma sustentável e não apenas baseada na relação direta entre benefício e venda.

Assim, o que significa afirmar que os manequins contam uma história?

As oportunidades criadas pelos manequins em loja

  1. São um ponto de referência para o consumidor entender o conceito da loja

A capacidade de storytelling dos manequins vai além da roupa que têm vestida. Implica, também, a roupa e peças dispostas à sua volta. Por outro lado, os manequins permitem gerir expectativas em relação ao que o consumidor vai encontrar no interior da loja.

  1. Transmitem a personalidade da marca/loja

Como os manequins estão posicionados, vestidos e apresentados transmite claramente o posicionamento, os valores da marca e a sua intenção. Os manequins (não isoladamente) transmitem uma mensagem e ajudam ao que é a principal linguagem do fashion: inspirar.

  1. Fornecem pistas visuais e definem o tom das coleções e ambiente em loja

Os manequins apoiam na tomada de decisão do consumidor, a partir de uma demonstração real e imediata de como diferentes peças de roupa podem ser cruzadas. Não há melhor forma nem mais eficaz de demonstrar ao cliente o resultado final. Paralelamente, permitem destacar coleções e o respetivo tom e/ou tendências.

Conclusão? Tornar os manequins um veículo de comunicação em loja é entregar uma responsabilidade que vai além da venda. Os manequins fazem parte de um ambiente intencionalmente construído, cujo papel como storytellers é de funcionar, também, como uma porta de entrada para o universo da marca. Um convite a descobrir e experimentar o que a loja tem para oferecer.

A verdade é que a utilização dos manequins é cada vez mais versátil. E o benefício está à vista: permitem imaginar e criar vários cenários, em diferentes contextos e com mensagens únicas. A evolução dos manequins em si e o valor que acrescentam na loja é visível. Versatilidade na oferta permite uma capacidade de storytelling alargada. Conheça os nossos produtos e como podemos apoiar a contar a história da sua loja e marca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

× Podemos ajudar?